sábado, 9 de março de 2013

Pratos típicos de S. Marcos...


Há alguns dias lançamos um desafio na página de facebook do nosso Poço Velho: Que pratos são típicos da nossa aldeia? Os de peixe, carne e doces?
Alguns amigos responderam-nos e desde já agradecemos essa atenção.
O amigo Miguel Paulino alertou-nos para o facto dos pratos que associamos à nossa aldeia foram pratos implementados e não criados lá. De facto, a nossa cozinha corresponde à cozinha tradicional do Baixo Alentejo. O nosso amigo Miguel destaca a caldeirada de rã, de achigã, as sopas de tomate e as sopas de azeite com bacalhau.
O amigo José Venes destacou o cozido de grãos, considerando que é do melhor que há em todo o mundo. Sem dúvida…
A amiga Lordes Fino lembrou-nos um prato típico de peixe, tão comum em muitas cozinhas da nossa terra, a caldeirada de peixe do rio.
A amiga Bárbara Tomé destacou-nos um dos pratos mais típicos da nossa aldeia nesta altura do ano, o feijão branco com atubras.
Em todos os pratos que os nossos amigos referiram e que associamos à tradição de S. Marcos da Ataboeira um dos ingredientes mais presentes é sem dúvida o pão. O pão alentejano faz parte da tradição da nossa aldeia, quer para acompanhar as refeições, quer como ingrediente indispensável na nossa cozinha. E S. Marcos tem um pão delicioso… Curioso que ninguém referiu a nossa bela açorda e as nossa saborosas migas, mas que também são típicas e deliciosas…

E quanto a doces? Que doces são comuns na nossa terra?

Sem comentários: