sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Os Tapetes de Arraiolos. Uma tradição perdida?



Uma das actividades artesanais mais tradicionais da nossa aldeia são os tapetes de arraiolos. Ou devemos dizer eram?
Até há uns anos quase todas as mulheres da nossa aldeia se dedicavam a esta atividade como forma de ganhar algum dinheiro. Recebiam encomendas e lançavam-se à obra que podia durar algumas semanas como alguns meses, dependendo do tamanho e complexidade da obra. Agora as encomendas diminuíram drasticamente…
Os tapetes de arraiolos são tapetes bordados em  lã, com um ponto com o mesmo nome, sobre uma tela de serapilheira, característicos da vilã alentejana de Arraiolos (daí o nome), mas também uma das tradições de S. Marcos da Ataboeira. Os tapetes de Arraiolos são muito consistentes e resistentes e permite reproduzir todos os desenhos geométricos e artísticos. São vários os tipos de decoração dos mesmos, desde figuras geométricas, animais, flores,… Umas verdadeiras obras de arte.
O ponto de Arraiolos é um ponto cruzado oblíquo, composto por duas meias cruzes, uma das quais tem o dobro do comprimento da outra. Geralmente executa-se em três fases: Bordar a armação, fazer a matização; preencher os fundos.


O Poço Velho apresenta aqui alguns exemplares, retirados da internet. No entanto, podem e devem partilhar, se tiverem, imagens de tapetes feitos pelas mulheres bordadeiras da nossa aldeia. Se tiverem, também podem partilhar imagens das mulheres a executarem os seus trabalhos. Há uns anos atrás era comum juntarem-se em casa umas das outras, ou em espaços próprios para se ajudarem a elaborar os trabalhos. Contem-nos histórias desses tempos e não deixem morrer uma das mais belas tradições da nossa aldeia. 





Sem comentários: