sexta-feira, 29 de março de 2013

Sábado da Aleluia 2013


Amigos, amanhã é mais um dia importante para a nossa terra. É o sábado da Aleluia. Todos os S. Marquenses dão valor e importância a este dia, uma tradição de todos e para todos.
Como sabem, é tradicional que homens, mulheres e crianças se juntem e vão chocalhar pelas ruas da freguesia, anunciando a ressurreição de Jesus Cristo. Este percurso termina na igreja da nossa terra.
O sábado da Aleluia comemora-se no dia antes da Páscoa e é o último dia da Semana Santa. Em jeito de curiosidade Aleluia significa “Louvem Deus Javé”. Javé é uma abreviatura de Deus.
Há muitos anos que em S. Marcos se comemora esta tradição, que o Poço Velho não sabe se é única no país ou se em outras terras há também este hábito. Se alguém souber, pode partilhar.
A todos os amigos que se juntam com os seus chocalhos e que cumprem esta bonita tradição, o Poço Velho só tem a agradecer. Um grande bem-haja a todos e um muito obrigado por continuarem a seguir e respeitar as tradições da nossa aldeia.
O Poço Velho também quer deixar claro que não vai tecer qualquer comentário sobre a polémica que está instalada sobre ir tocar a Aleluia a Entradas. O blog e o facebook é um espaço de partilha aberta, como tal podem deixar as vossas opiniões, sempre com base no respeito e educação. 

Sem comentários: