sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Janeirinha, Janeiró...



Está a aproximar-se mais uma noite de cante às Janeiras. Cantar as Janeiras é uma tradição portuguesa que consiste em cantar musica pela rua ou bater à porta da casa das pessoas e versar anunciando o nascimento de Jesus e simultaneamente desejando um feliz ano novo.

Na nossa aldeia essa tradição ocorre a 5 de Janeiro, véspera de Dia de Reis. Nesta noite, muitas crianças partem pelas ruas da aldeia tentando amealhar alguns doces, frutas e sobretudo euros. Nos últimos anos também as Atabuas fizeram renascer esta tradição, percorrendo as mesmas ruas a cantar. O Poço Velho não sabe se este ano irá acontecer, mas espera sinceramente que esta tradição não se perca.



No facebook lançamos o seguinte desafio:

“Janeirinha Janeiró, venha o Prato da Filhó…

… esta é uma das muitas lengalengas que é usual utilizar no cante das Janeiras, tradição que na nossa terra há muito que só vinha a ser mantida pelas crianças, que mais por gulodice do que por tradição percorriam as ruas da aldeia em busca de uns rebuçados ou de uns euros a mais no mealheiro com as frases em rima que os pais ou os avós lhes ensinavam. Até havia algumas bem engraçadas, que jogavam com o nome das pessoas… Lembram-se??? Puxem por essa memória e digam-nos…”



E alguns S. Marquenses responderam ao desafio.



A amiga Eduarda Pedro ensinou-nos um verso que aprendeu com o pai, para cantar à mãe quando esta chegasse da casa do Sr. Drago: “Uma carradinha, duas carradinhas de areia, viva a ti Lucinda, que já veio com a ceia…”



A amiga Manuela Palma ensinou-nos uma que cantava quando não davam nada: “Com um vestido de seda roxa, quando vai prá igreja, parece uma cabra coxa.”



A amiga Manuela Tomé ensinou-nos algumas: “AINDA AGORA AQUI CHEGUEI, JÁ PUS O PÉ NA ESCADA, LOGO O MEU CORAÇÃO DISSE, QUE AQUI MORA GENTE HONRADA.” e “Ó QUE ESTRELA TÃO BRILHANTE,QUE VEM DOS LADOS DO NORTE,Á FAMILIA DESTA CASA, Ó DEUS LHE DEI UMA BOA SORTE.”



A amiga Dores Bailão Maria ensinou-nos mais duas dedicadas à Sr. Ana e ao Sr.. Raul: “Uma fita duas fitas, mas que linda fita azul, viva a senhora D. Ana e também o Sr Raul” e outra dedicada à Sra Maria Helena e Sr João: “Um raminho dois raminhos, dois raminhos de hortelã, viva a sra Maria e Helena e mais o Sr joao.”



O amigo Victor Domingos dedicou uma à família dos Balhões: “Un canhão, dois canhões, viva as janeras e a familia dos balhões”



E por fim o amigo João Tomé dedicou-nos uma rima: “Ò poço velho, poço velho, poço velho à maneira ,vivam todos de S. marcos de Atabueira”.



Se souberem mais… Cantem!

Sem comentários: