domingo, 27 de janeiro de 2013

Cuidado com as BURLAS...


Pelo Poço Velho passam diariamente muitas pessoas. Geralmente pessoas de bem. No entanto, chegaram-nos notícias que esta semana andaram pelas ruas da nossa aldeia uns desconhecidos, supostamente com o objectivo de burlar a população, sobretudo os mais idosos e vulneráveis. O esquema era simples e conhecido, mas mesmo assim perigoso. Os homens alegavam que as notas que usamos todos os dias iam sair de circulação e por esse motivo teriam que troca-las. Que o Poço Velho saiba, não houve lesados, mas esta situação desperta-nos mais uma vez para um problema que pensamos estar longe da nossa pequena aldeia, mas não está.
Estas situações de burla tornam-se cada vez mais usuais e todos nós temos o dever e sobretudo a obrigação de zelar para que casos destes não façam vitimas. Sempre que vejamos alguém desconhecido e suspeito devemos ficar alertas e se possível chamar ajuda e ficar despertos.
Nunca são demais precauções e precauções. Os idosos devem ser informados e esclarecidos que devem tomar certas atitudes, caso sejam abordados por algum desconhecido.
Sabemos que algumas Juntas de Freguesia e a GNR já andam no terreno com ações de esclarecimento sobre estas situações. Infelizmente, também sabemos que a actual situação financeira do país leva a uma contenção de custos em que as entidades têm de abdicar de gastos, que não sendo supérfluos, também não são prioritários. Assim, cabe a todos nós, cidadãos conscientes e informados esclarecer os mais vulneráveis, com concelhos e ações.
O Poço Velho deixa uma lista de atitudes que devem ser tomadas para prevenir certas situações de burlas.

Em Casa:
- Deixe as portas e janelas fechadas sempre que sai de casa;
- Não abra a porta a desconhecidos, sem ter ninguém por perto, que o possa ajudar em caso de perigo;
- Tenha sempre à mão o número de telefone de alguém, caso precise de ajuda. De um vizinho, familiar ou polícia.


Na Rua:
- Transporte apenas o dinheiro necessário;
- Evite o uso de objetos de valor;
- Evite andar sozinho na rua, sobretudo de noite;
- Não diga onde vai nem quando volta a pessoas desconhecidas;
- Se o tentarem assaltar, não ofereça assistência;
- Se quiserem falar consigo a oferecer qualquer coisa, não caia na conversa. Ninguém dá nada a ninguém;
- Se o abordarem a indicarem que são de alguma entidade oficial (finanças, segurança social, banco), NÃO ACREDITE. ESTAS ENTIDADES NÃO ABORDAM AS PESSOAS NA RUA, TÊM LUGARES PRÓPRIOS DE ATENDIMENTO.

Sempre que se vê alguém suspeito, devem ser alertadas as autoridades. 

Sem comentários: