domingo, 16 de dezembro de 2012

O Aguadeiro...


Há dias recebemos esta fotografia através do facebook, enviada pelo amigo Francisco Matos Brito. Rapidamente alguns amigos do Poço Velho identificaram o senhor como sendo o aguadeiro da casa Drago, o Tio Domingos.
Mas afinal o que era um aguadeiro? Uma profissão antiga que desapareceu com o evoluir dos tempos. Um aguadeiro era uma pessoa que distribuía água pelas casas ou a vendia nas ruas.  O transporte dessa água era feito, geralmente, através de um carro puxado por animais, tal como o do Tio Domingos.
Esta era uma prática muito usual nas grandes casas, que empregavam muita gente e onde viviam muitas pessoas e por isso a necessidade de água era muita. Claro que na altura o sistema de canalização de água, que nos leva esse bem precioso até às nossas habitações sem necessitar do seu transporte, não existia ou se existia era privilégio apenas de uma minoria. Sendo assim, estes homens existiam para fazer esse transporte.
O Poço Velho sabe pouco sobre o Tio Domingos. Se algum amigo tiver mais informações, agradecemos que as dê. No entanto, sabemos que  essa água chegava à casa Drago e na altura em que a dureza dos trabalhos dos campos exigiam muita mão-de-obra, era com ela que eram feitas as belas açordas, com o fio de azeite e a água quente, que aqueciam o estômago.
Esta é uma profissão que com o tempo desapareceu, tal como a agitação dessas grandes casas, tal como tantas outras profissões que eram indispensáveis para a agricultura e economia do país e que com a evolução dos tempos e as inovações desapareceram e que para alguns são apenas memórias e representam saudades ou simplesmente nostalgia. 

Sem comentários: