quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Antigamente...


Esta é uma fotografia que nos chegou através do nosso amigo Francisco Matos Brito (um grande muito obrigado). Uma fotografia antiga, não sabemos precisar a data, da rua da nossa Igreja. Uma fotografia que para muitos representará memórias doces, memórias infantis, felizes e para outros um sentimento tão complexo como português, SAUDADE! Muitos pisaram esta rua, viveram naquelas casas, naquele espaço, correram, brincaram… foram felizes. Outros conheceram aquele poço, outro poço de que hoje não há qualquer registo, beberam das suas águas, tradições e memórias.  Aquelas casas em mau estado deram, no presente, lugar a novas habitações. Aquela rua com piso deficiente deu lugar a uma calçada, típica. Mas aquela Igreja, a dominar a paisagem, já a querer impor-se na sua magnitude, continua igual. À sua frente, outro monumento desaparecido, uma cruz.
Amigos, esta é uma homenagem às gentes da nossa terra, a todos os que pisaram e continuam a pisar aquele chão. A todos os que olham para esta fotografia e ficam com lágrimas nos olhos e com uma aperto, ainda que bom, no peito. Esta é uma homenagem às gentes de antigamente e a todos nós.
Quem tem histórias ou estórias deste tempo, desta rua pode e deve partilhá-las. Todos nós queremos vivenciar memórias e conhecer coisas que nos transportam para lugares que partilhamos, nem que seja só no nosso coração.

Sem comentários: