sexta-feira, 23 de novembro de 2012

António Gonçalves Correia, um ilustre S. Marquense…


António Gonçalves Correia foi um grande vulto cultural e social do século XX. Foi anarquista, ensaísta, poeta e humanista português.
Nasceu a 3 de Agosto de 1886 na nossa linda aldeia. Daí a sua ligação à nossa terra, onde deixou alguns familiares e amigos. Viveu grande parte da sua vida na cidade de Beja.
Foi  Caixeiro-Viajante de profissão, mas foi a sua oposição ao regime de Salazar que o tornou célebre. Foi preso diversas vezes pela PIDE, que nos  seus registos o tinha descrito como “Vive em Beja. É um comunista perigoso, sendo considerado em todo o Alentejo, como organizador e orientador de todos os movimentos de caracter social. “
Ao nível cultural, destacamos que foi fundador da Comuna da Luz (primeira comunidade anarquista em Portugal), dirigente da Comuna Clarão, colaborou em jornais como A Batalha, A Aurora e O Rebelde. Em 1916, em Cuba, fundou o seminário A Questão Social. Em 1917 publicou Estreia de um Crente e publicou ainda, mais tarde, A Felicidade de todos os Seres na Sociedade Futura.
Faleceu em Lisboa a 20 de Dezembro de 1967, com 81 anos de idade.
A nossa aldeia presta-lhe homenagem nas lembranças e memórias de muita gente, mas também ao dar-lhe o seu nome a uma das ruas da aldeia.
Para quem tiver curiosidade, há um blog dedicado à sua actividade cultural e social, escrito por um trisneto (http://antoniogoncalvescorreia.blogspot.pt/) e uma página de facebook dedicada ao mesmo tema (http://www.facebook.com/pages/Ant%C3%B3nio-Gon%C3%A7alves-Correia/448924768470537







Amigos, caso queiram fazer uma homenagem a outros habitantes da nossa terra (vivos ou já falecidos) basta enviarem uma fotografia e/ou um pequeno texto sobre o mesmo, nós publicamos no blog. O e-mail é o mesmo de sempre pocovelho@gmail.com

Sem comentários: