quinta-feira, 10 de julho de 2008

O Verão... O calor... O fresco...

É Verão, os dias estão quentes e as noites muito agradáveis! Como já é tradição, de dia, e sempre que nos é permitido, ficamos em casa a acumular energias para quando estiver mais fresco irmos dar uma caminhada (agora tão comum entre as mulheres da nossa aldeia) ou nos sentarmos às portas, ao fresco. A última é já uma bonita tradição do nosso Alentejo. Por esta planície fora, por estes montes e aldeias, muitas vezes perdidos no tempo, quando anoitece, às portas das casas ou em locais públicos, puxamos por uma cadeira ou um banco e metemos a conversa em dia com a vizinhança. Como é bom encontrar amigos e conversar ao fresco, enquanto ouvimos os gritos das crianças, que com o calor vêm chegar também novas aventuras e diversões, como ir ao grilo ou ao gafanhoto, jogar às escondidas ou às apanhadas. Como é bom saber as últimas novidades, discutir as noticias… Esta é também a estação do ano por excelência das festas populares. As nossas já passaram, mas pelas terras vizinhas temos sempre bastante oferta. Os bailaricos de Verão, os concertos, a animação e as cervejas animam as nossas noites. Com grande pena nossa, a nossa aldeia não tem muito esta tradição, este ano nem direito a um mastro tivemos. Deixamos aqui um desafio, fazer mais animações de Verão, à noite ou ao entardecer. Um baile, um teatro ou uma sardinhada… Espaços de convívio e sociabilidade que toda a gente acolhe com muito agrado, onde se pode ouvir a nossa musica portuguesa, onde rimos e estamos… Esta é também a época em que reencontramos amigos e conhecidos, os emigrantes (e migrantes) regressam para gozar umas merecidas férias. Vêm matar saudades dos familiares, amigos e da terra que nunca esquecem… Recordar cheiros e sabores, recordar sentimentos… Como é bom o Verão, com os campos coloridos, os pássaros a voar… Como é bom o calor e estar ao fresco…

6 comentários:

Anónimo disse...

ola,é só para avisar k dia 9 de agosto vamos ter festas na nossa aldeia,no campo de futebol,organizado pela junta de freguesia e os amigos dos cavalos e as nossas atabuas..
o programa logo ade vir ter aki..
ainda estamos a organizar algumas coisinhas.
mas keria mos k o dia 9 de agosto viesse a ser um dia se festa todos os anos... temos alguns grupos musicas e um artista para baile..
jocas.

Anónimo disse...

Agosto é um mês em que muita gente esta de férias. Sou são marquense de coração e irem para S. marcos logo mal entre de férias até ao ultimo dia. Por isso estarei ai para a festa de dia 9 de agosto.

Anónimo disse...

Alentejano residente em Alvide esta em contagem decrescente para fugir até S.Marcos da Atabueira.
É o primeiro a chegar e o último a abalar.

Anónimo disse...

então e o programa da festa do dia 9? estamos á espera de o ver no blog logo que possível.

Anónimo disse...

Olá, em nome das atabuas venho informar o blog, que o comentário feito pelo um leitor a dizer que há uma festa dia 9 de Agosto,com a colaboração dos amigos dos cavalos, as Atabuas e a junta de freguesia, não vai ser uma festa com artista para baile, mas sim uma "tarde cultural das Atabuas", organizada pelo Grupo Coral as Atabuas , em que vão estar presentes um Grupo intrumental, e dois curais, esta tarde cultural irá se realizar no Salto ás 18.30horas e em São Marcos da Atabueira ás 21horas.

Atabuas

Anónimo disse...

amanha e dia de festa em s. marcos da atabueira. viva a festa viva a bebedeira.

o moço do curral dos bois.