segunda-feira, 28 de julho de 2008

Futebol Clube S. Marcos (28-07-1988), 20 anos…

Há 20 anos atrás, um grupo de amigos sonhou e concretizou. Nasceu, assim, o Futebol Clube S. Marcos, que desde então tantas alegrias deu e continua a dar a todos os S. Marquenses. Em 20 anos de história há já muita coisa para contar. Não é nossa intenção contar os anos e os acontecimentos, pois não temos ferramentas que nos ajudem neste sentido. Se alguém que saiba mais pormenores que nós, nos quiser ajudar, estamos sempre ao dispor. Queremos apenas prestar homenagem aos homens e mulheres que fazem e fizeram a história deste clube. Aos adeptos e adeptas, aos dirigentes, às equipas técnicas e aos jogadores que lutam pela dignificação desta camisola, onde ainda hoje podemos presenciar o que é o amor à camisola. Actualmente o Futebol Clube S. Marcos milita na primeira divisão do distrito de Beja, lugar no qual luta há 3 anos com muita honra e que conquista com esforço. Hoje já nem nos lembramos do tempo em que vivíamos apertados na segunda divisão ou mesmo no Inatel. Aquele lugar é nosso e bem nosso, conquistado com brio quando atingimos o mais alto patamar da nossa curta historia. Fomos campeões da segunda divisão distrital. A tarde e a noite foram de muita festa, presenciada pelas duas bandas do nosso poço. Este foi um dos títulos que mais orgulho nos deu, mas também já conquistamos outras vitorias, dignas de registo, como a época em que chegamos à final da taça do Distrito de Beja, que não conquistamos, mas que nos deu a oportunidade de competir numa prova a nível nacional, a Taça de Portugal. Quem não conhece pode até desconfiar, mas estas vitorias deram-nos para alem de orgulho, muito respeito e se nos afirmamos como clube foi à custa de muita luta e dignidade, pois os apoios não são muitos e as rivalidades existem sempre. Também nos podemos orgulhar de ser um clube de galácticos, pois contamos com nomes de peso no nosso plantel. O amigo Pitico (antigo jogador do Farense) já foi contagiado pelo espírito São Marquense, mas outras estrelas já passaram pelo nosso clube, como o Fernando Mendes e Jorge Cadete, que dispensam apresentações. Mas estrelas, estrelas são todos os que dedicam o seu tempo e amor a este clube, que podem até não aparecer na televisão nem nos principais jornais desportivos, mas que já se encontram gravados na história do S. Marcos. Não vamos apresentar nomes pois seria injusto estar a referir uns e não referir outros, mas quem é sabe, tal como todos sabemos a quem havemos de dar os parabéns. Não podíamos deixar passar esta data em branco. No dia 28 de Julho de 1988, nasceu o Futebol Clube de S. Marcos… Parabéns. Sabemos que a data vai ser devidamente festejada com uma belíssima jantarada…

4 comentários:

Anónimo disse...

Muitos parabens ao clube e a todos o que nele se empenharam pra chegar a esta data! se fosse possivel era giro publicar algumas fotos das diversas equipas do clube.

Anónimo disse...

o autor nao quer dar nomes para nao ser (ijusto)mas nos que conhecemos a historia do clube podemos..se nao fosse grande e incansavel manuel batista e o manuel simao penso que nos nao tinhamos feito historia entao espero que esta epoca consigo ter o mesmo resultados un abraco para tudos em breve estarei ai c s 24 3 75

Anónimo disse...

grande sm, daqui a uns anos tamos a jogar na luz...
:)

Anónimo disse...

Temos jantar dia 30 de Agosto em s .marcos,do futebol clube s.marcos,para socios e os k kerem ser.. inscreva se ja na junta de Freguesia da nossa terra para comemorar o aniversário e apresentação da nossa equipa..
Queremos é festa na nossa terra.