sexta-feira, 21 de março de 2008

A Nossa Aleluia...

Chocalhos ao pescoço, sorrisos no rosto e muita vontade na Alma chega vinda não se sabe bem de onde e desde tempos que porventura são intemporais a Nossa Aleluia que é (talvez) a nossa maior tradição… Semanas antes, senão mesmo meses já se fala da Aleluia, recordam-se outros anos, aventuras que só quem já participou compreende, discute-se quem irá este ano andar com a maior “Campa”, em suma vive-se a tradição muito tempo antes de ela chegar linda e barulhenta às ruas da nossa Aldeia. Outrora muito participada, depois mantida quase só por carolice de alguns pais que ao contarem aos seus filhos lhes incutiram o bichinho que os levava a sair na fria manhã do sábado de Aleluia, para as ruas da nossa Aldeia e depois nas velhas bicicletas a pedal que muitas vezes se repararam á pressa com uma câmara-de-ar ou mesmo um cabo comprado na mercearia do Alberto, outros mesmo arriscavam sem travões a grande descida do Salto… Depois de reunidos á porta da Igreja e de uma ou duas voltas á Aldeia lá iam eles a caminho do Salto, depois de bem recebidos e da função cumprida rumam para o Laranjo onde a volta tinha de ser rápida pois as onze horas não esperavam por ninguém e á hora marcada lá estavam eles com a mesma energia que tinham no início para cumprirem as voltas pela igreja, anunciando assim a ressurreição de Jesus Cristo… Há meia dúzia de anos atrás, um grupo de amigos deu um passo em frente rumo não só á continuidade como também ao aprofundar desta Nossa bela Tradição. Veio a televisão, vieram jornais e vêm todos os anos novos visitantes que levam também na alma o som dos chocalhos e a alegria de miúdos e graúdos que cada vez mais aderem em grande numero á tradição que todos nós temos imenso orgulho em manter. Amanhã sem falta lá estarão eles, uns sem se deitarem, outros ensonados, mas todos com vontade de tornar este sábado noutro dia de recordações desta Nossa Tradição. A todos aqueles que não deixam morrer as tradições da Nossa Aldeia um grande abraço e já agora, FAÇAM BARULHO… P.S.- Aqui ficamos a aguardar os relatos e as fotos do dia de amanhã, pocovelho@gmail.com .

10 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia... eu acho lindo esta tradição e que nunca acabe,porque nós mais novos temos que levar isto para a frente e nao deixar morrer esta forma de alegria da nossa linda terra.
Eu adorava estar lá para ver,porque já alguns anos que não estou presente,porque é dia de trabalho,tem que ser...
Mas akilo é lindo,mexe muito com o nosso coração,aqueles barulhos,tanta gente junta sem racores de ninguem,é dia de festa...
Já cheira a 25 de Abril, já não demora temos ai as nossas festas.
E aqui me despeço com muito carinho e amor para voçes todos,e que nao deixem isso morrer porque é lindo.. beijos

Anónimo disse...

Viva á Aleluia
Nós como jovens não podemos deixar esta bonita tradição acaba, e isto fui o que fomos tentar fazeporque ás 5 da manha já andava-mos batendo os nossos chocalhos com todo o folgo(apesar do muito frio).
Por mim isto nunca vai acabar. mas nós nao sabemos o dia de amanha.

Anónimo disse...

Eu sou um dos elementos que participa sempre que a minha vida me possiblite. Gosto de participar e irei sempre participar nesta tradição.Portanto não vamos deixar que acabem com esta tradição. VIVA ALELUIA!!!

Anónimo disse...

Eu sou um dos elementos que participa sempre que a minha vida me possiblita.Não me importo de levantar cedo apanhar frio mas tudo isto é recompensante.Não vamos deixar cair esta tradição que esta tradição acabe. VIVA ALELUIA!!!

Anónimo disse...

Acho a aleluia muito bonita, Espero que não deixem morrer esta tradição, só tenho pena do nosso padre se ter ido embora, porque era um companheiro.
eu não estou sempre presente,mas o meu pai e alguns tios nunca faltam,em relação ao dia de São marcos gostaria que este ano fosse bem melhor do que o ano passado.
Força vocês quando querem conseguem.
Alvide

Anónimo disse...

A Aleluia é uma tradição a não perder mas não se tranportou para os dias de hoje exactamente o que era no passado.A passagem pela casa das pessoas nunca fez parte do antigamente, mas dá jeito esta nova alteração à tradição.

Anónimo disse...

Vivo na zona de Cascais à 40 anos e continuo a gostar da minha santa Aldeia de São Marcos.
Vou com frequência lá, fui lá fazer a festa de 60 anos porque é o sítio onde me sinto melhor.
Vou lá no 25 de Abril(Festa do Santo Padroeiro), façam uma festinha bonita...
Com foguetes e cavalhadas...
Beijos para todos...

Gabriela Narciso

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

este ano o tio loreno despediu-se da aleluia, pois os chocalos pessam muito e a idade tambem. Beijinhos da sobrinha.