quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

"Alentejo da minh'alma !!"

É com grande satisfação que recebemos os vossos comentáios e opiniões. Já o dissemos várias vezes que este blog depende sobretudo dos nossos leitores. Por isso e para além de o poderem fazer através de comentários neste espaço, temos também um endereço de e-mail (pocovelho@gmail.com) à vossa disposição. Há dias recebemos neste um comentário que merece ser referido, pelo respeito que nos demostrou e também pela paixão que mostrou por um Alentejo que lhe consome as saudades. De facto, este é um “problema” de todos aqueles que pelos mais variados motivos se encontram espalhados pelo mundo, longe daqueles que amam, longe daquilo que adoram… Esta é uma das principais funções deste blog, aproximar os naturais da nossa aldeia, criar um elo de ligação entre todos os que têm gostos e interesses comuns. Para que todos aqueles que estão longe se sintam mais perto, possam saber em primeira mão as novidades e acontecimentos, para que possam usufruir deste nosso cantinho… Aqui fica, então, a poesia que José Antunes quis partilhar conosco e que descreve tão bem o sentimento de saudade e nostalgia que este Alentejo provoca em todos aqueles que se encontram longe.. . A todos eles, voltem sempre… e rápido!
Alentejo da minh'alma!!
Cada dia mais ...
Tão longe me vais ficando!!
É como me dizia um amigo:
"Depois de morrerem os velhos,
Falta-nos a chama,
Aquilo que lá nos chamava,
Já não nos chama".
Me desculpa então!!
Alentejo da minh'alma!!
Tão longe me vais ficando!!
São casas vazias,
Portas e portadas
Fechadas.
São outros apelos,
muita tentação.
Há os filhos,
são os netos.
Há outra chama.
Acho, pois,
Justo o teu perdão.
Alentejo da minh'alma!!
Tão longe me vais ficando!!
E já, nem sequer,
Olho para trás chorando.
Me perdoa.
Alentejo da minh'alma!!
Tão longe me vais ficando!
P.S- Visitem o blog do amigo José Antunes…http://joe-ant.blogspot.com/

5 comentários:

Unknown disse...

Bem Hajam.

Honrado com a menção e com a inserção daquele pequeno poema.
Estarei atento e "indo à àgua" diariamente ao "Poço Velho"
Tudo de bom para todo o mundo.
E que a Senhora de Aracelis os proteja.

Anónimo disse...

bon deixo aki 1 pekena marca d saudades pois sou mais 1 k estou longe do poço velho mas k recordo com mtus saudades... boa iniciativa d velho e da moça.. é 1 espaço p matar saudades e lembrar bons momentos passados n poço velho muitas geraçoes por ai passaram mas nao vejo gande futuro p nossa aldeia infelizmente mas espero passar por o poço mts mais vezes e vou sempre olhar pa traz e ver o poço cada vez mais fundo 1 abraço p ken esta em contacto com o blog.........e força p ken esta longe d nossa terrinha ....joao piugo

Anónimo disse...

GOSTO DE VEZ EM QUANDO BEBER ÀGUA DO POÇO VELHO.MATO SAUDADES DOS VELHOS TEMPOS EM QUE AS PESSOAS DESTA TERRA ERAM TODAS UNIDAS E CONVIVIAM COM ALEGRIA PARA ESQUECER A SUA VIDA DIFÍCIL.
HOJE AS PESSOAS VIVEM MAIS PARA SI E ESQUECEM-SE QUE O CONVÍVIO SAUDÁVEL É O MELHOR REMÉDIO PARA TODOS OS MALES.
APROXIMA-SE A PASSOS LARGOS O DIA DE S. MARCOS QUE QUER QUEIRAMOS QUER NÃO É O MAIOR ELO DE LIGAÇÃO ENTRE OS S. MARQUENSES.

Unknown disse...

Amigos do "Poço Velho",
Como é que querem que as pessoas bebam da vossa àgua, se se passa tanto tempo sem inserirem posts, nem que sejam apenas pequenas coisas, factos diversos, vídeos.
Há "muito" sobre o concelho de Castro Verde e outros que pode ser
"rebuscado" e transmitido, mais que não seja para que as gerações vindouras fiquem a par de muitas coisas boas que há na região.
Vamos lá a põr a mão na massa e fazer "bons pães alentejanos" com boa farinha.

Anónimo disse...

eu gosto muito do alentejo aquilo e muito giro