segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Desafio...

São Marcos da AtabOeira ou São Marcos da AtabUeira?! Esta é uma dúvida que se arrasta… muita gente escreve de uma maneira, outros tanto de outra, e todos julgam ter razão. Assim, queríamos lançar-vos um desafio… dá a tua opinião! Como escreves e porquê? Quanto a nós, deixamos umas dicas que esperemos que apimentem a discussão… A origem da palavra pode vir de Atabua, uma planta que se dizia muito famosa antigamente por estes lado. Todavia, Taboeira também existe e significa lugar pantanoso que produz tábua, junco e outras plantas paludosas. Então? Como se escreve e qual é mesmo a origem do nome da nossa terra?!

15 comentários:

Anónimo disse...

Boas,

Boa pergunta,na escola primária sempre me foi dito que se podia escrever das duas maneiras.
Eu escrevo sempre "Ataboeira".
Continuem com o blog que está mt fixe.

Mac

Anónimo disse...

EU TENHO CONHECIDO SEMPRE S.MARCOS DA ATABUEIRA COM (U,NÃO COM (O).PK VEM DE ATABUA,K EXISTIA NO POÇO VELHO UM BARANCO K CORRIA AGUA E TINHA MUITAS ATABUAS,E A NOSSA ALDEIA ERA DIVIDIDA POR O NOSSO POÇO VELHO,COM AINDA SE DIZ (VOU ALÉM ACIMA E VOU ALÉM A BAIXO.LOLOL
E SEMPRE ESCREVO S.MARCOS DA ATABUEIRA..E ASSIM É K É....

Anónimo disse...

Belo desafio... gostei bastante!
Penso que é S. Marcos da Atabueira, porque a origem da palavra é atabua, umas plantas que existiam no tal barranco, como dizem.

Anónimo disse...

Antes de mais quero dar os parabéns ao velho do poço e á moça da bilha pelo blog.
Eu escreviria S. Marcos da Ataboiera com (O),Mas faz sentido que seja ela também escrita com (U), visto a palavra poder ter origem na palavra atabua. Então escrevo das duas maneiras

Anónimo disse...

..eu escrevo com "U" , 1 abraco

Anónimo disse...

eu nasci ai em s marcos para mim tanto me faz com (o) ou (u)o que me deixa muito contente poder escrever o meu comentario sobre a minha terra.quando eu era moço o poço velho tambem servia para dividir a (banda de là) e a(banda de cà)na banda de là havia houve sempre mais moços paulinho da cidalia fernandinho candida sergio do macaca sergio do manuel gil carlos do cafe mario cantoneiro na banda de ca havia carlos ze machado ricardo amilcar valter e nelson do antonio do salto celso do carlos madeireiros un abraco para tudos de s marcos atab(u) (o)eira viva a minha terra

barbara disse...

também eu me deparei com essa dúvida no dia em que vim dar aulas para esta localidade. comecei por escrever com "U", mas os meus alunos diziam-me que era com "O". Pedi explicações a um elemento da autarquia que me afirmou que era com "O". A partir desse momento comecei a escrever assim. Será que está correcto? Não sei! Tenho algumas dúvidas. Mas quer seja com "U" quer seja com "O", nada altera a beleza e a simpatia desta terra acolhedora.

barbara disse...

Segundo a D. Matilde, a minha ilustre colega, S. Marcos da Atabueira escreve-se realmente com U. Segundo ela, a palavra "Atabueira" deriva da palavra "Atabua"- planta típica desta região. A partir do dia em que a D. Matilde me explicou detalhadamente a origem da palavra, comecei a escrevê-la com U e alertei os meus alunos para esse facto.
Um abraço a toda a população de S. Marcos e, em especial, aos responsáveis por este espaço.

victor disse...

viva sao marcos da atabueira e o rest o sao cantigas

Anónimo disse...

bom dia todos....
atabueira escrevese com u e o resto sao can tigas

Anónimo disse...

quando os primeiros sao marquenses foram para lisboa quando vinham a terra pensavam falar lisboeta et punham o O no lugar do U que fazia saloio e dai vem esta polemica aqui vai a opiniao do caguincha

Anónimo disse...

BOM DIA PESSOAL DE SAO MARCOS

Anónimo disse...

Vivam as uvas do Medeiros, as ameixas do Raul, e o encostar pneus à porta do Jacinto Candeias.

Anónimo disse...

Porque acabou este blogger, do poço velho? era tão giro os comentários, era uma espéci de jornal da nossa terraou da (soalheira) como achem melhor. Continuem que é bonito e divertido.

Anónimo disse...

Adorei o desafio da minha linda terra.