Ao olhar para o cartaz das Festas, é com certa tristeza que acho que o mesmo ainda "sofre" de uma certa politização. Onde diz "Festas do 25 de Abril", deveria ler-se "Festas de S. Marcos" acrescido de "Padroeiro de S. Marcos da Atabueira" e depois a data "25 de Abril". O "São Marcos" sempre se realizou. O 25 de Abril de 1974 foi muito bem vindo. Calhou naquele dia ... dia de S. Marcos, como o facto poderia ter calhado noutra data. Continuamos a confundir as coisas. Dia de S. Marcos é uma coisa. A Revolução é uma festa diferente. Escusam de me chamar reaccionário, pois não o sou. Apenas acho que não se deveria confundir uma festa religiosa com uma festa política. Ou... para a próxima ponham no cartaz: "Festas de S. Marcos e do 25 de Abril" e assim contentamos todo o mundo. Há pequenos gestos que valem muito. Pois a festa é de todos, politizados ou não politizados.
Pedimos desculpa a todos os nossos leitores. De facto, onde se lê Festas do 25 de Abril deveria ler-se Festas de São Marcos. Porque estas são sobretudo as nossas festas, as festas da aldeia em honra do nosso Santo Padroeiro. Como o nosso amigo disse, mesmo antes de 1974 se realizavam estas festas e se festejava este dia como o nosso. A revolução apenas veio acrescentar o feriado nacional e uma data que todos ou quase todos os portugueses passaram a festejar como simbolo de liberdade e justiça. Todavia, da nossa parte, rejeitamos o termo politização. Não teve qualquer intuito politico, mas foi mais a força do hábito com que usamos a expressão... "Está a aproximar-se o 25 de Abril" "Como seráo 25 de Abril?" [...] Enfim, reconhecemos o nosso erro, esta é sobretudo e primitivamente uma festa religiosa, ainda que com resquisios de paganismo,a que mais tarde o dia da liberdade veio apenas dar mais um motivo pra festejar.
Ola,eu sou um dos elementos do grupo coral AS ATABUAS,e gostava de saber onde arrenjas tes essa foto,porque nós somos 21 não só 5,como esta ai. e gostava de ter uma igual. obrigado.
a fotografia foi retirada do site da camara municipal de Castro Verde (http://www.inesting.org/cm_castroverde/cultura/default.asp?t=associacoes). Colocamos esta foto apenas com estes elementos porque não dispomos de outra. Todavia, gostariamos de dizer que o nosso email (pocovelho@gmail.com) está sempre dispoivel para as receber e que serão publicadas.
Ao olhar para o cartaz das festas, também vejo o mesmo que todos os outros, que enviaram um comentário referindo o facto de em vez de Comemorações do 25 de Abril, deveria ler-se Festas de S. Marcos. Mas para além disso também vejo a outra versão, lê-se Comemorações do 25 de Abril pelo facto de que as festas são patrocinadas pela Câmara Municipal de Castro Verde, e graças a esse facto temos muito mais visitantes e podemos celebrar as festas com entradas livres. Para o ano que vem voltamos a por Festas de S. Marcos e começamos a cobrar um bilhete de 10 euros por pessoa.
Queria primeiro que tudo dar os parabéns aos autores deste bolg. É muito bom chegar a casa depois de um dia de trabalho e acompanhar as novidades fresquinhas sobre a nossa terra. Como esta, o cartaz das nossas festas.Que bom que é que mesmo tão longe possa saber destas coisas, que acreditem fazem toda a diferença!!
Eu não vou faltar às nossas festas e espero que estas sejam um motivo de união dos são marquenses.Que diferença faz serem do 25 de Abril ou de São Marcos? São nossas e pronto, e só por isso já valem a pena!!
Como a Márcia surgeriu fazem conversa sobre tudo,isso não importa ser Comerações do 25 de Abril ou ser festas de S marcos , o que Importa é que são as nossas festas com muito gosto e venham divetir-se e o resto é só conversas. E como a pessoa que mandou um comentário A.B disse não querem assim para o ano pagom tudo ou façom outras pessoas se quere fazer melhor
Tanta polémica à volta da publicidade das festas! Todos se deveriam lembrar quando entram nestas mesquinhices que são naturais da mesma terra, com muito orgulho em nela terem nascido, e que o 25 de Abril coincidiu com o Dia de S. Marcos e o Dia de S. Marcos foi sempre a 25 de Abril. Mudar a data da festa Impossível, mudar o 25 de Abril Inaceitável,por isso deixemos estar como está que está muito bem, pois foi uma honra para todos nós coincidirem estas duas datas.
No Alentejo profundo há um lugar mágico, que ficará para sempre na memória daqueles que o conhecem… este lugar é o Poço Velho, lugar de encontros e desencontros de gerações marcadas por recordações. Na memória, e para o futuro, ficarão momentos inesquecíveis, vistos e sentidos, mas guardados para sempre nas profundezas das suas águas. Todavia, chegou a hora de alguns destes acontecimentos serem comentados e discutidos, salvaguardando, obviamente, o segredo inerente. As águas do poço velho vão assim alimentar histórias (e estórias) a todos aqueles que delas se queiram servir… Quanto a nós, esperemos que desfrutem delas e deste lugar que para além de fazer parte das nossas vidas, é parte de nós…
10 comentários:
Ao olhar para o cartaz das Festas,
é com certa tristeza que acho que o mesmo ainda "sofre" de uma certa politização.
Onde diz "Festas do 25 de Abril", deveria ler-se "Festas de S. Marcos" acrescido de "Padroeiro de S. Marcos da Atabueira" e depois a data "25 de Abril".
O "São Marcos" sempre se realizou.
O 25 de Abril de 1974 foi muito bem vindo. Calhou naquele dia ... dia de S. Marcos, como o facto poderia ter calhado noutra data.
Continuamos a confundir as coisas.
Dia de S. Marcos é uma coisa. A Revolução é uma festa diferente.
Escusam de me chamar reaccionário, pois não o sou. Apenas acho que não se deveria confundir uma festa religiosa com uma festa política.
Ou... para a próxima ponham no cartaz: "Festas de S. Marcos e do 25 de Abril" e assim contentamos todo o mundo.
Há pequenos gestos que valem muito. Pois a festa é de todos, politizados ou não politizados.
Pedimos desculpa a todos os nossos leitores.
De facto, onde se lê Festas do 25 de Abril deveria ler-se Festas de São Marcos. Porque estas são sobretudo as nossas festas, as festas da aldeia em honra do nosso Santo Padroeiro. Como o nosso amigo disse, mesmo antes de 1974 se realizavam estas festas e se festejava este dia como o nosso. A revolução apenas veio acrescentar o feriado nacional e uma data que todos ou quase todos os portugueses passaram a festejar como simbolo de liberdade e justiça.
Todavia, da nossa parte, rejeitamos o termo politização. Não teve qualquer intuito politico, mas foi mais a força do hábito com que usamos a expressão... "Está a aproximar-se o 25 de Abril" "Como seráo 25 de Abril?" [...]
Enfim, reconhecemos o nosso erro, esta é sobretudo e primitivamente uma festa religiosa, ainda que com resquisios de paganismo,a que mais tarde o dia da liberdade veio apenas dar mais um motivo pra festejar.
Obrigada e não faltem!
Ola,eu sou um dos elementos do grupo coral AS ATABUAS,e gostava de saber onde arrenjas tes essa foto,porque nós somos 21 não só 5,como esta ai.
e gostava de ter uma igual.
obrigado.
Cara amiga Atabua,
a fotografia foi retirada do site da camara municipal de Castro Verde (http://www.inesting.org/cm_castroverde/cultura/default.asp?t=associacoes).
Colocamos esta foto apenas com estes elementos porque não dispomos de outra. Todavia, gostariamos de dizer que o nosso email (pocovelho@gmail.com) está sempre dispoivel para as receber e que serão publicadas.
Um abraço,
Velho do Poço
Obrigado
Ao olhar para o cartaz das festas, também vejo o mesmo que todos os outros, que enviaram um comentário referindo o facto de em vez de Comemorações do 25 de Abril, deveria ler-se Festas de S. Marcos.
Mas para além disso também vejo a outra versão, lê-se Comemorações do 25 de Abril pelo facto de que as festas são patrocinadas pela Câmara Municipal de Castro Verde, e graças a esse facto temos muito mais visitantes e podemos celebrar as festas com entradas livres.
Para o ano que vem voltamos a por Festas de S. Marcos e começamos a cobrar um bilhete de 10 euros por pessoa.
Queria primeiro que tudo dar os parabéns aos autores deste bolg. É muito bom chegar a casa depois de um dia de trabalho e acompanhar as novidades fresquinhas sobre a nossa terra. Como esta, o cartaz das nossas festas.Que bom que é que mesmo tão longe possa saber destas coisas, que acreditem fazem toda a diferença!!
Eu não vou faltar às nossas festas e espero que estas sejam um motivo de união dos são marquenses.Que diferença faz serem do 25 de Abril ou de São Marcos? São nossas e pronto, e só por isso já valem a pena!!
Márcia
Como a Márcia surgeriu fazem conversa sobre tudo,isso não importa ser Comerações do 25 de Abril ou ser festas de S marcos , o que Importa é que são as nossas festas com muito gosto e venham divetir-se e o resto é só conversas. E como a pessoa que mandou um comentário A.B disse não querem assim para o ano pagom tudo ou façom outras pessoas se quere fazer melhor
Tanta polémica à volta da publicidade das festas!
Todos se deveriam lembrar quando entram nestas mesquinhices que são naturais da mesma terra, com muito orgulho em nela terem nascido, e que o 25 de Abril coincidiu com o Dia de S. Marcos e o Dia de S. Marcos foi sempre a 25 de Abril.
Mudar a data da festa Impossível, mudar o 25 de Abril Inaceitável,por isso deixemos estar como está que está muito bem, pois foi uma honra para todos nós coincidirem estas duas datas.
vamos á festa rapaziada! BORA LÀ
Enviar um comentário