quarta-feira, 6 de maio de 2009

Projectos das escolas de S. Marcos da Atabueira…

É com enorme prazer que divulgamos os projectos das crianças da nossa aldeia, algo que já queríamos fazer há algum tempo. Agradecemos desde logo às professoras Balela e Maria Luísa pela documentação e fotografias enviadas. As frases entre aspas são citadas dos documentos que as docentes nos enviaram e as fotografias foram também enviadas. O nosso muito obrigada e continuem a mandar o que acharem pertinente. Vamos publicar tudo com muito gosto, pois consideramos que todos o projectos desenvolvidos pelas escolas e pelas crianças são motivos de interesse para todos os que nos seguem com atenção e carinho.

 

Projecto Entrudanças

O Jardim de Infância e a Escola do 1.º ciclo de S. Marcos da Atabueira participaram, pela segunda vez, no festival “Entrudanças”.

Este projecto foi muito apreciado pela comunidade escolar, pois, segundo as professoras, “permitiu uma envolvência das escolas em parceria com a Associação Pédexumbo, a comunidade local e as entidades patrocinadoras do festival e que deu notoriedade ao trabalho desenvolvido não só a nível local, como regional.”

O ponto de partida do projecto foi O Ciclo da Lã, tendo continuidade com a elaboração de máscaras recorrendo à técnica de feltragem, a elaboração de fatos e o treino das modas e das danças.

“Em meios pequenos, como o é S. Marcos da Atabueira, é sempre fácil chamar a comunidade local à escola, o que acabou por acontecer. As famílias e outros membros da comunidade que, não tendo crianças a frequentar a escola, colocaram-se à disposição em todas as etapas do processo.” O Grupo Coral “As Atabuas” participaram, em parceria com a escola, de uma forma bastante activa.

As escolas, nas pessoas das suas professoras, pediram para deixarmos a seguinte mensagem: “A todos os que connosco estiveram envolvidos neste projecto queremos deixar o nosso MUITO OBRIGADO.”

 

Serão Cultural das Escolas 13/03/2009

“A EB1 e o JI de S. Marcos da Atabueira associaram-se a mais duas escolas do nosso concelho e promoveram um Serão Cultural em Sta. Bárbara de Padrões.

A leitura de histórias e contos, a declamação de poesias e lengalengas feitos por alunos e familiares, o cante alentejano nas vozes das “nossas” Atabuas (como carinhosamente gostamos de chamá-las), dos Cardadores da Sete e das Violas Campaniças e ainda as vozes jovens e doces do Clube de Música da EB2/3 abrilhantaram a noite.

Foi uma noite bem passada em que a cultura e a boa disposição estiveram de “mãos dadas”.

É nossa intenção enquanto docentes incutir nas nossas crianças o gosto pela leitura, fomentando hábitos que combatam a literacia. “

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu estive la presente nos dois encontros,e adorei os nossos pequeninos do jardim de infância,e em santa barbara foram 4,mas foram os melhores de todos,sabiam tudo na ponta da lingua e ouvia se bem


Estao de parabéns todos

Anónimo disse...

Tal como este(a) amigo(a), também eu estive lá, e deve dizer que os alunos de S.Marcos são poucos, mas bons, principalmente os pequeninos,que mostraram aquilo que valem ao não precisarem da ajuda da prof. para dizer as lenga-lengas. Desde já deixo aqui um muito obrigado às duas professoras e a todos aqueles que colaboram e se deslocaram a S. Barbara para assistirem a esta noite de serão

Anónimo disse...

Quero deixar um agradecimento às professoras Balela e Luísa Palma por terem trazido uma dinâmica grande à nossa aldeia através do seu trabalho de grande mérito com as nossas crianças.